quarta-feira, 22 de abril de 2009

Informações pessoais tornaram- se públicas

Vivemos hoje para ver e sermos vistos, chegamos a um ponto onde nem notamos mais o quanto nós mesmo nos expomos. A era da internet, aos poucos foi facilitando para que a exposição fosse aumentando, e para que sem percebermos, fossemos nos incluindo nesse meio sem que houvesse espanto perante a tantas particularidades mostradas a quem quiser ver.
Esses sites de relacionamento que surgem aos montes, pode mostrar pontos distintos com relação a outros, porém todos partem do mesmo princípio, que você monte o seu perfil, e forneça a quantidade de informações pessoais que achar necessário.
Esse é o auge da exposição virtual, possuímos essas contas gratuitamente e achamos um tanto quanto divertido “mostrar quem somos” e ver como os outros são, quais seus gostos, seus defeitos, suas qualidades, o que faz da vida, onde mora, e muito mais. Hoje, não só a internet, mas qualquer meio de comunicação pegar esses dados pessoais espalhados pela internet e saber seus dados, conhecendo –o completamente.
Não existe mais conversas privadas, o que você fala pro seu amigo no Orkut, qualquer um tem acesso, hoje, todos têm acesso a tudo sobre você. Pelas suas fotos veem os seus costumes, pelos seus vídeos veem seus gostos, pelos seus recados, veem o que você fez, faz e/ ou pretende fazer. Deve- se tomar cuidado com informações postadas, nada na internet é seguro, e cada vez mais esses sites de relacionamento se tornam um perigo para aqueles que os possuem.
Dessa maneira, hoje, a distinção entre público e privado está diminuindo.


Post com base no texto “Vivemos em plena era da exposição”, de Eric Eroi Messa, professor da faculdade de comunicação da FAAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário