quarta-feira, 20 de maio de 2009

Gerenciamento de crise

As crises nada mais são do que uma grande situação inesperada ou imprevista que danifica seriamente a reputação da empresa. Elas podem ser originadas a artir de diversos fatores, dentre eles: ação criminosa, falha de equipamentos ou humana, violação ou sabotagem, incidentes eletrônicos (vírus, hacker, etc.), falsas notícias, etc. A palavra principal para a superação de uma crise, é COMUNICAÇÃO. Dessa maneira, há muitas decisões a serem tomadas para o começo da resolução desse problema, e algumas delas são: ter clareza nas informações, registrar tudo o que é comunicado, responder rapidamente à imprensa negativa, admitir o desconhecimento de uma informação, não minimizar o problema, entre outras.
Porém hoje, o acesso à internet dificultou mais o controle de uma crise. Para que facilite esse problema, crie um manual online, com diferentes níveis de acesso e de fácil atualização; monitore previamente a Internet, mapeie os públicos que já falam da sua companhia em redes sociais. Saiba o que pensam de você e antecipe o boca-a-boca diante dos distintos cenários de crise. Saiba aonde ir e com quem falar para que essas mensagens cheguem aos públicos que você precisa atingir, ou seja, pessoas influentes. Quanto mais informações você puder dar ou quanto mais você se pronunciar, mais fácil será controlar o que é falado sobre a sua companhia. Mantenha ainda os investidores e conselheiros atualizados sobre seus papéis com um hotsite aprovado por auditores e órgão reguladores. Poste frequentemente informações financeiras relevantes.
E aproveite enquanto está tudo bem para investir em seus relacionamentos, mantenha um bom diálogo com a imprensa, converse com blogs, comunidades, fóruns e twitteiros. A confiança desses públicos na sua marca fará toda diferença no momento de crise. Quem não lhe conhece jamais hesitará em especular contra você. Por outro lado, se você conquistou contatos positivos, verdadeiros e consistentes, é provável que a maré fique bem mais a seu favor.


Confira mais dicas e informações a respeito da Prevenção e gerenciamento de crise no endereço abaixo:
http://www.expressaodeideias.com.br/prevencao-e-gerenciamento-de-crise-na-web-vai-alem-de-responder-a-comentarios-negativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário