quarta-feira, 11 de março de 2009

Mundo Online

Na década de 1990, apenas cerca de 300 computadores estavam ligados à Internet. Hoje, o número de usuários ultrapassa os 300 milhões mundo afora.
Em agosto de 2008, o Brasil atingiu 24,3 milhões de internautas residenciais ativos, já se contarmos também quem acessa a web fora de casa, são mais de 40 milhões de brasileiros conectados.
A edição atualizada do livro "A Internet", da coleção Folha Explica, da Publifolha, conta a história da rede e revela as inúmeras possibilidades que ela proporciona a seus navegadores, como: trocar e-mails, conversar em tempo real, participar de comunidades virtuais, buscar qualquer tipo de informações além de comprar e vender produtos e serviços. É apresentado também a facilidade de se compartilhar conteúdos na internet através de mensagens instantâneas, telefonia via web, redes sociais como Orkut, blogs, busca de músicas e filmes.
O livro traz ainda a história da internet e seus pioneiros , desde o começo da idéia em centros militares nos EUA a partir da década de 60 até os dias atuais, e uma cronologia de fatos marcantes como o primeiro "verme", a febre dos anos 90, o Napster, o surgimento do iPod, a ascensão de grandes sites como Google, YouTube, a Wikipédia entre outros
Em relação ao Brasil, mostra- se a cobertura dos primeiros acessos à rede em 1988, os primeiros sites nacionais e provedores comerciais, a possibilidade de declarar o Imposto de Renda pela web, os hackers, a internet grátis, os "flash mobs", a grande explosão nacional que foi o Orkut, o e-commerce e os recordes mundiais de navegação.
Falar sobre essa gigante rede de comunicação que é a internet, em um pequeno texto de cerca de cem páginas, exige do escritor grande conhecimento e uma enorme capacidade de síntese e de seleção, para que consiga levar o leitor direto ao ponto. Quem gosta de estar sempre conectado à internet e pretende saber mais sobre sua história, este livro é uma boa indicação
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário