quarta-feira, 25 de março de 2009

O Twitter e suas twittices



Os blogs são conhecidos pela maioria dos internautas, através deles pode-se fazer muitas coisas, como: primeiramente é uma forma do autor se expressar, seja através de um diário pessoal, comunicação com pessoas que tenham o mesmo interesse ou não, entre muitos outros objetivos, sabendo sempre que o que está lá é para ser visto por qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo.
Surgiu há três anos, uma rede de microblogs que hoje é fenômeno no mundo inteiro, o Twitter, que suporta mais de 6 milhões de usuários no mundo todo acumulados ao longo dos últimos três anos.
A rede está dando o que falar no mundo dos negócios, ela proporciona uma rápida troca de informações, com o intuito de mensagens diretas e objetivas mandadas pelos seus adeptos, uma vez que o usuário pode publicar apenas mensagens com até 140 caracteres. Dessa maneira, a rede chamou a atenção de várias empresas, que hoje já fazem parte do Twitter, como Motorola, Dell, Panasonic, etc. Elas falam desde a divulgação de promoções até suporte técnico a consumidores.
O Twitter Brasil também consta com empresas usuárias que utilizam microblogs em campanhas específicas, ou como parte de sua estratégia de vendas online; no geral, esse serviço de microblogs começa a ser usado como ferramenta de marketing.
A meu ver, a Twitter trás benefícios assim como outros blogs, como facilitar o acesso de diversas pessoas de diversos lugares , mostrando tudo o que ela “publica” a custo zero. O que muitas vezes pode se tornar lucrativo, como no caso das empresas que divulgam seus produtos, como a Dell por exemplo, a empresa em uma das contas informa sobre promoções na loja de ponta de estoque da empresa, em outra página um funcionário dá dicas técnicas sobre os laptops da marca, essa estratégia já rendeu 1 milhão de dólares em vendas para a companhia.
O Twitter também “bolou” algo bem interessante para os viciados na rede, ele disponibilizou para seus adeptos, que montem canecas personalizadas com as fotos de seus seguidores (amigos da rede), assim como outros produtos como cartões, bolsas e mouse pads. Uma maneira bastante interessante para os usuários, e também para atrair aqueles que ainda não são.
No entanto, cuidados há de serem tomados no Twitter, como o fato de que um usuário só recebe mensagens das contas que autoriza; além também do fato de que muitas pessoas e/ou empresas não sabem utilizar, escrevendo coisas que lhes interessam, esquecendo que tem um público a ser atingido, de tal forma que os assuntos tenham que interessar a eles.
A internet hoje trás muita praticidade aos internautas, e o melhor, a maioria a custo zero; no entanto se você quer lucrar através dela, tem que tomar cuidado com a maneira pela qual você fala de seus produtos e/ou serviços, focando sempre um público a fim de facilitar tanto para você quanto para o consumidor.
Mais uma curiosidade interessante sobre o Twitter, a rede também possui expressões criadas pelos e para os usuários, e foi para acompanhar o surgimento desses termos que foi criado o twictionary, um wiki no qual se tem uma lista dessas palavras pouco usuais próprias do Twitter. Aqui vão alguns termos para você matar a curiosidade e aprender caso já seja um twitteiro (usuário do Twitter): twídia - mídia com presença no Twitter; tweet ou twittada - nome dado a cada mensagem postada no Twitter; twittar - verbo, ação ou efeito de postar alguma coisa no Twitter; twewbie - um novato no twitter (newbie); twittervista - entrevista feita através do twitter; twirtar - a arte de flertar através do Twitter; entre muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário